Pós-Graduação em Educação Criativa e Tecnológica

Pós-Graduação em Educação Criativa e Tecnológica

100% ministrado pela internet

No mundo atual – veloz, conectado, interativo, saturado de notificações e com entretenimento por toda parte – cresce a dificuldade para atrair e manter a atenção dos alunos. Por isso, as novas tecnologias, a criatividade e a gamificação deixaram de ser uma opção e se tornaram imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem.

Disciplinas e Competências

Bloco Processos Criativos

Neste bloco, você aprenderá a utilizar técnicas de Design Thinking para ter clareza dos objetivos, das personas, dos recursos disponíveis e de como integrar todas essas variáveis para planejar aulas e outras experiências de aprendizagem criativas e otimizadas.

Disciplina 1: Empatia e Definição

  • Realizar pesquisas qualitativas e quantitativas
  • Aplicar pesquisa netnográfica
  • Desenhar mapa de empatia
  • Compor personas a partir de dados coletados

Disciplina 2: Ideação, Prototipagem e Testes

  • Conduzir brainstorming e suas variáveis
  • Criar protótipos simples
  • Aplicar testes com usuários
  • Interpretar feedbacks

Bloco Novas Tecnologias para a Educação

Neste bloco, você aprenderá uma série de tecnologias fáceis de utilizar que incrementarão suas aulas com contextualizações mais realistas, dinâmicas de grupo mais interativas, explicações mais didáticas e comunicação mais fluida. Também aprenderá a configurar seu ambiente físico e virtual e as melhores práticas de ensino a distância.

Disciplina 1: Dinâmicas de Grupo na Educação

  • Planejar dinâmicas de grupo
  • Difundir conhecimento por meio de dinâmicas de grupo
  • Avaliar competências por meio de dinâmicas de grupo
  • Conduzir dinâmicas de grupo em contextos educacionais

Disciplina 2: Abordagens Pedagógicas na Cibercultura

  • Diferenciar as abordagens pedagógicas
  • Promover Aprendizagem Colaborativa
  • Implementar os Princípios da Educação On-line (EOL)
  • Aplicar avaliação formativa

Bloco Storytelling para Professores

Poucas coisas são tão poderosas para conquistar e emocionar as pessoas quanto uma história bem contada. Escritores, Diretores de Cinema e Publicitários sabem disso muito bem. Neste bloco, você aprenderá as mesmas técnicas adaptadas para o contexto do ensino em sala de aula e a distância.

Disciplina 1: Fundamentos do Design de Narrativas

  • Identificar os principais tipos de narrativa e suas nuances
  • Reconhecer os elementos de uma boa história nos principais tipos de narrativa
  • Roteirizar um conteúdo para ensiná-lo por meio de uma história
  • Definir os recursos e as atividades a integrar a narrativa

Disciplina 2: Design de Experiência de Aprendizagem baseada em Narrativas

  • Saber se inteirar dos conteúdos, gêneros e linguagens preferidos do público-alvo
  • Identificar o melhor gênero e linguagem para cada roteiro e público-alvo
  • Adaptar roteiros para diferentes situações de ensino
  • Realizar uma aula baseada em narrativas

Bloco Jogos e Gamificação

Neste bloco, você aprenderá a criar, adaptar, selecionar e aplicar jogos e gamificações que aumentarão em muito o interesse dos alunos durante as aulas e até fora delas. Isso porque, na realidade do jogo, os conteúdos ganham um significado funcional maior, uma utilidade prática e aplicável dentro do que é interessante para os alunos.

Disciplina 1: Gamificação, Jogos Educativos e Aprendizagem Baseada em Jogos

  • Diferenciar Gamificação, Jogos Educativos e Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Escolher a melhor abordagem para o público-alvo com os recursos disponíveis
  • Definir os objetivos
  • Desenhar Mapas Conceituais

Disciplina 2: Projeto de Ludificação de Experiências de Aprendizagem

  • Combinar mecânicas de jogos para compor a experiência de aprendizagem
  • Gerar ideias de possíveis soluções
  • Realizar testes com protótipos de baixa e média fidelidade
  • Calibrar protótipos após cada teste

Perguntas frequentes

Você terá uma verdadeira experiência de sala de aula, participando por áudio e vídeo, tirando dúvidas com os professores e construindo seu networking.

São 64 aulas interativas ao vivo e sete dias por semana de aprendizado na comunidade online. Você tem o apoio de professores dedicados, que são experts no assunto, e aprende junto com uma turma de educadores de todo o Brasil.

O curso é voltado para professores e educadores em geral que desejem aplicar novas tecnologias, métodos e práticas pedagógicas na sua prática docente.

O educador pode ser graduado em qualquer área e deve ter experiência docente ou em coordenação acadêmica.

Você utilizará softwares  que costumam rodar sem dificuldade em desktops e notebooks domésticos. Para o curso, você poderá usar as versões gratuitas destes softwares.

Coordenador

Leandro Costa

Coordena a pós-graduação, que é ministrada por professores do quadro permanente do Instituto Infnet.

O Prof. Leandro Demenciano Costa é fundador e Lead Game Designer na Ludilens, autor do livro “O que os Jogos de Entretenimento têm que os Educativos não têm” e coordenador pedagógico de pós-graduação na ECDD- Instituto Infnet – desde 2016. Já participou do desenvolvimento de mais de 80 games e gamificações publicados para empresas e marcas como Dragon Ball Z, Coca-Cola, Gloob, UOL e Brasil Game Show. É Bacharel e Mestre em Design pela PUC-Rio.

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Sala de aula

Experiência de sala de aula, com alunos participando por áudio e vídeo, durante todo o curso.

Ferramentas

Trabalhe com ferramentas líderes de mercado na Educação: Google for Education, Zoom, Khoot!, Wordwall, Padlet, WordArt e Classcraft.

Métodos

Aborda os métodos mais importantes, como gamificação, game based learning, microlearning, prototipação e storytelling interativo.

Networking

Colegas atuantes no mercado e que proporcionam um networking amplificado pela comunidade online de alunos, egressos e professores.

Ensina do início

Não exige conhecimento prévio de ferramentas, desde que o aluno comprometa-se a estudar conteúdos adicionais indicados.

Mais prático

Você demonstra as competências em projetos que entrega a cada disciplina, e não em provas teóricas.

Métodos e Tópicos Abordados

Os métodos e tópicos listados acima podem ser alterados de acordo com a evolução do programa.

Uma escola inteira para você

A ECDD, Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é uma escola exclusiva para a indústria criativa. Seus cursos oferecem formação interdisciplinar voltada para a prática no mercado, pela integração do Design com tecnologias e negócios, e incentivam a mentalidade empreendedora em seus alunos.

Um time de professores experts

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Raquel Lobão

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Lisboa, Portugal) e UNB, é jornalista pela UFRJ e pesquisadora de ficção seriada. Tem especialização em Monitoramento de Mídias Sociais e uso de Algoritmos. Atuou como consultora na área de Comunicação Estratégica e Sustentabilidade para empresas como Hama Editora, L´Oréal e, mais recentemente, a Associação Cultura em Ação. Possui larga experiência em coordenação pedagógica no ensino superior.

Ensina como utilizar plataformas disponíveis para aulas, além de recursos tecnológicos e mídias sociais voltados para envolver alunos em uma jornada de aprendizagem criativa e exploratória.

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Alexander Francisco

Graduado em Design pela ECDD, pós-graduado em docência e mestre em tecnologias digitais para educação. Atuou como coordenador pedagógico dos cursos intensivos do Instituto Infnet e, atualmente, coordena as graduações da Instituição, além da Pós-graduação de Design na modalidade Live. Criador de jogos de mesa comerciais e educativos, tais como Rasher, Deusastrados e “Kontaê! Heroínas Negras Brasileiras. É autor de livros didáticos para diversos cursos e um dos professores mais premiados do Instituto Infnet.
Faz um trabalho personalizado com cada professor, para que cada um consiga explorar seu estilo de aula, inserindo gamificação e outras técnicas para torná-la ainda mais interessante.

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Danielle Renner

Product Manager & Founder do Lab Change Maker e Consumer Insights Executive do Hurb, Danielle Renner é especialista em Design Thinking pela Stanford University, Henry Ford Foundation (EUA) e Instituto Europeo di Design Barcelona. Mestre em Administração com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV e BA em Comunicação (PUC-Rio). Possui larga experiência em Projetos de Inovação Na área acadêmica, é professora de Design Thinking nos programas de graduação e pós-graduação da ECDD.
Ensina técnicas e processos inovadores que tornam os cursos e aulas mais dinâmicas, criativas e visuais, fazendo com que a aprendizagem seja mais fluida e interessante para qualquer aluno.

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Thalita Bastos

Doutora em Comunicação pela UFF, com doutorado sanduíche na University of Reading (UK). Mestre em Comunicação pela UERJ, e graduada em Comunicação Social. Docente na ECDD na graduação de Cinema e Audiovisual e no Bloco de Introdução à Indústria Criativa. Membro do Conselho Deliberativo da SOCINE (Sociedade de Estudos do Cinema e Audiovisual). Pesquisadora independente das relações entre intermedialidade e afeto no cinema contemporâneo e membro do Núcleo de Estudos do Excesso nas Narrativas Audiovisuais (NEX/PPGCINE/UFF). 

Ensina como utilizar recursos da narrativa audiovisual para tornar a experiência de aprendizagem mais interativa, envolvente e engajante.

O time de professores, naturalmente, pode ser alterado ao longo do tempo.

professor criativo em ação

Novas Tecnologias para a Educação

Você aprende uma série de tecnologias fáceis de utilizar que incrementarão suas aulas com contextualizações mais realistas, dinâmicas de grupo mais interativas, explicações mais didáticas e comunicação mais fluida. Também aprenderá a configurar seu ambiente físico e virtual e as melhores práticas de ensino remoto e a distância.

Jogos e Gamificação

Você aprende a criar, adaptar, selecionar e aplicar jogos e gamificações que aumentarão em muito o interesse dos alunos durante as aulas e até fora delas. Isso porque, na realidade do jogo, os conteúdos ganham um significado funcional maior, uma utilidade prática e aplicável dentro do que é interessante para os alunos.

Storytelling para Professores

Poucas coisas são tão poderosas para conquistar e emocionar as pessoas quanto uma história bem contada. Escritores, Diretores de Cinema e Publicitários sabem disso muito bem. Neste bloco, você aprende as mesmas técnicas adaptadas para o contexto do ensino em sala de aula presencial, remota e a distância.

Processos Criativos

Aprenda a utilizar técnicas de Design Thinking para ter clareza dos objetivos, das personas, dos recursos disponíveis e de como integrar todas essas variáveis para planejar aulas e outras experiências de aprendizagem criativas e otimizadas.

garanta que seus alunos aprendam mais

Adaptando-se para o futuro

Plataformas digitais já vinham sendo cada vez mais utilizados na sociedade. A necessidade de afastamento social impulsionou ainda mais seu uso. Nossa forma de aprender e a prática docente estão em grande transformação.

Crianças, jovens e estudantes de todas as idades estão cada vez mais conectados e aprendem mais quando seus professores conseguem criar uma identificação com eles. Para tanto, é necessário um ambiente propício ao aprendizado que utilize tecnologias, práticas e linguagem apropriados.

Assim, os professores que melhor se adaptarem à nova realidade serão aqueles com mais recursos e ferramentas para engajarem seus alunos, garantindo o seu maior aprendizado. 

O momento representa uma oportunidade única tanto para professores quanto para educadores em geral buscarem uma significativa evolução nas suas práticas.

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Flexível

Você assiste às aulas, estuda e faz os trabalhos no horário que puder.
Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Faça seu horário!

Projetos práticos

Em cada disciplina, você coloca em prática o aprendizado e desenvolve um projeto em Educação. Em todas as disciplinas você aprende colocando a mão na massa e ganha, ao longo da pós, um amplo repertório de práticas didáticas explorando novas tecnologias e estratégias criativas apropriadas para diferentes situações.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Perguntas frequentes

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

Nossa qualidade foi reconhecida pelo MEC, que conferiu conceito máximo (5) para a modalidade EAD da instituição e para todas as graduações reconhecidas.
Este nível de qualidade só é possível pela metodologia que combina aulas ao vivo diárias e o aprendizado através do desenvolvimento de projetos com desafios reais da profissão. Além disso, a metodologia de avaliação por competências aproxima os alunos do mercado de trabalho.

Sim, com aprofundamento em cada disciplina, como se espera de um curso de especialização. Para nós, pós-graduação não pode ser videoaula gravada para autoestudo. 

É uma pós-graduação de verdade, com aulas de verdade.

Você precisará assistir a todas as aulas, ao vivo ou gravadas, como for melhor para você. Também precisará fazer os projetos e estudar os conteúdos indicados. É esperada uma dedicação média de cerca de oito horas por semana ao longo dos onze meses de aulas.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Sim, precisa – ao vivo ou gravadas. O ideal é conseguir assistir ao vivo para aproveitar ao máximo, mas não é obrigatório.  Para ser aprovado em uma disciplina, é necessário ter assistido todas as oito aulas até o dia da entrega do projeto, que acontece uma semana depois da última aula ao vivo.

Porque é uma pós-graduação para o aluno aprender de verdade, e não uma sequência de palestras.

Cada disciplina tem 45 horas de aulas, estudos e desenvolvimento de projeto, permitindo que o aluno aprofunde-se no assunto, em nível profissional.

Ter dezenas de disciplinas curtas e professores variados pode parecer bom à primeira vista, mas é a fórmula para um curso sem profundidade.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

O aluno aprende muito mais fazendo projetos ao longo de todo o curso do que em um TCC no final. Além disso, é muito comum no Brasil o aluno deixar de entregar seu TCC e perder o certificado.

Projetos espalhados durante a pós-graduação ajudam o aluno a manter o ritmo e oferecem oportunidades de avaliação mais aprofundadas e justas que provas online.

Você terá as mesmas oportunidades de aprendizado, com aulas ao vivo, colegas de classe, trabalhos e indicação de conteúdos adicionais para estudar.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.
Sim, o certificado da pós-graduação na modalidade Live é o mesmo de uma pós-graduação presencial.

Para assistir às aulas, basta um celular com câmera e boa conexão internet wifi ou 4g. Melhor ainda se você usar um desktop ou notebook com câmera e um confortável fone de ouvidos, que é a configuração recomendada.

A pós-graduação utiliza uma solução integrada de Moodle, Zoom, Workplace, biblioteca Safari e G Suite. Apesar de todos eles terem versões para mobile, em vários momentos será bem mais confortável usar um computador.

Alguns títulos de pós têm exigências específicas de hardware para a utilização de máquinas virtuais e labs remotos.

Para fazer sua matrícula, converse conosco abaixo: