MFA em Design Digital

MFA em Design Digital

COMPETÊNCIAS PARA A INDÚSTRIA CRIATIVA

Trabalhe com branding, web design, ilustração, design gráfico e motion design dominando ferramentas de mercado, como Photoshop, Illustrator, InDesign, InVision, Axure, Brackets, Dreamweaver, After Effects, Moovly e WordPress. Pós prática 100% ministrada pela internet.

Disciplinas e Competências

  • Relacionar as marcas com a estratégia das organizações
  • Reconhecer os tipos de posicionamento de marca para organizações
  • Aplicar cores e tipografia adequadas, usando os conceitos da semiótica e da Gestalt para a elaboração de peças de design
  • Descrever as etapas do design thinking e suas ferramentas
  • Aplicar ferramentas do design thinking
Complementares:
  • Reconhecer a linguagem gráfica/visual e suas aplicações
  • Reconhecer os princípios de forma, cor e tipografia
  • Desenvolver a percepção visual, compreendendo os conceitos fundamentais da semiótica e da Gestalt
  • Conhecer elementos da teoria das cores, tais como o círculo cromático, a harmonia cromática e o contraste de cores, aplicando-os com consistência em projetos
  • Conhecer os principais conceitos de tipografia, aplicando diferentes técnicas e famílias tipográficas adequadamente em projetos de design
  • Analisar a estratégia, o posicionamento, a personalidade, a cultura e o DNA de marcas
  • Analisar diferentes brand books à luz do design e da estratégia
  • Reconhecer as principais técnicas do design thinking, em especial o levantamento de requisitos com empatia e a jornada do cliente
 

  • Conhecer as características técnicas da ilustração vetorial
  • Aplicar princípios básicos da linguagem visual na concepção de ilustrações e mensagens visuais
  • Aplicar técnicas intermediárias e avançadas de ilustração vetorial
  • Criar identidades visuais
  • Elaborar manuais de identidade visual
Complementares:
  • Reconhecer e aplicar os princípios de design na criação de peças gráficas
  • Aplicar grids e tipos de proporções nas peças de design
  • Conhecer e utilizar as ferramentas, comandos e efeitos do Adobe Illustrator
  • Identificar diferentes alternativas para aprendizado contínuo do Adobe Illustrator
  • Construir artes vetoriais em perspectivas isométricas
  • Aplicar técnicas de colorização, esboço e redesenho
  • Produzir a finalização e saída de arquivos de ilustração digital
 

  • Conceituar os fundamentos da imagem digital
  • Planejar a direção de arte e o tratamento de imagens
  • Utilizar técnicas de pintura digital e tratamento de imagem no Adobe Photoshop
  • Tratar imagens digitais em acordo com os demais elementos de projetos gráficos
Complementares:
  • Reconhecer conceitos fundamentais de fotografia e imagem digital
  • Explicar como as imagens digitais e os demais elementos interagem em um projeto gráfico para a formação da mensagem
  • Conhecer e utilizar as ferramentas, comandos e recursos do Adobe Photoshop
  • Identificar diferentes alternativas para aprendizado contínuo do Adobe Photoshop
  • Compreender e aplicar o princípio básico de processamento não-destrutivo no Photoshop
  • Dominar o uso de camadas e máscaras no Adobe Photoshop
  • Dominar as ferramentas de Ajustes, Seleção e Transformação no Adobe Photoshop
  • Utilizar técnicas avançadas de retoque e reconstrução de imagens digitais no Adobe Photoshop
 

  • Conhecer e identificar os principais elementos de um projeto gráfico, em diferentes tipos de publicação
  • Descrever as técnicas de diagramação na elaboração de peças editoriais
  • Executar projetos gráficos no Adobe InDesign aplicando as melhores práticas de diagramação
  • Finalizar arquivos para impressão em gráficas e bureaus de serviços gráficos
Complementares:
  • Conhecer a história do design gráfico internacional e brasileiro
  • Conhecer os fundamentos da diagramação: grade, composição, harmonia entre elementos, layout de páginas
  • Conhecer os fundamentos dos processos gráficos
  • Conhecer e utilizar as ferramentas, comandos e recursos do Adobe InDesign
  • Identificar diferentes alternativas para aprendizado contínuo do Adobe InDesign
  • Utilizar técnicas intermediárias de editoração no Adobe InDesign
  • Aplicar a linguagem tipográfica mais adequada para cada projeto editorial
  • Criar protótipos para peças editoriais digitalmente
 

  • Projetar mapas de sites, mapas de navegação, fluxos de interação e wireframes
  • Aplicar as melhores práticas de usabilidade e os fundamentos de acessibilidade no design de interfaces
  • Prototipar interfaces Web e experiências do usuário
  • Realizar testes de usabilidade e experiência com usuários
Complementares:
  • Reconhecer os princípios de ergonomia, usabilidade e UX
  • Definir o significado técnico de usabilidade e experiência do usuário
  • Reconhecer as principais heurísticas de Nielsen
  • Prototipar a experiência do usuário em baixa fidelidade
  • Prototipar a experiência do usuário em alta fidelidade
  • Projetar protótipos navegáveis de experiência do usuário
  • Analisar os dados obtidos nos testes com os usuários
 

  • Criar pequenos sites utilizando HTML e CSS
  • Construir sites utilizando o gerenciador de conteúdo WordPress
  • Utilizar temas, plugins e page builders no WordPress
  • Interpretar briefings de projetos Web, criando mapas de site, estruturas de navegação e layouts que reflitam as suas necessidades
  • Implementar sites Web no WordPress alinhados às necessidades do cliente e às melhores práticas da produção para a Web
Complementares:
  • Reconhecer os principais elementos da arquitetura de páginas Web
  • Reconhecer as principais recomendações, boas práticas e preocupações fundamentais no design de páginas Web
  • Descrever o conceito de responsividade de páginas Web
  • Avaliar sites Web quanto à usabilidade, experiência do usuário e adequação da sua implementação
  • Criar e editar páginas Web simples utilizando HTML
  • Aplicar estilos em páginas Web utilizando CSS
  • Identificar códigos em JavaScript
  • Explicar a importância e as vantagens da utilização de gerenciadores de conteúdo
 

  • Construir narrativas visuais considerando contexto, audiência e fluxos de informação
  • Identificar os processos da produção narrativa no audiovisual contemporâneo em diferentes tipos de produção, tais como animação, filmes, jogos digitais e comerciais publicitários
  • Criar roteiros adaptados aplicando as melhores práticas do Storytelling
  • Criar storyboards e projetar experiências transmídias
  • Criar narrativas visuais experimentais
Complementares:
  • Identificar os princípios básicos de storytelling para contar "boas histórias", dominando micro e macro estrutura e ritmo narrativo.
  • Aplicar técnicas para adaptação transmídia em storytelling
  • Utilizar a plataforma Celtx para a criação de roteiro e storyboard e outros controles de produção audiovisual
  • Identificar os princípios fundamentais da linguagem visual para vídeo
  • Utilizar o Adobe Premiere para conhecer os fundamentos da edição de vídeo
 

  • Descrever os conceitos de pré-produção, produção e pós-produção no audiovisual de animação
  • Aplicar os princípios de animação em projetos de Motion Design
  • Criar e editar artes de Motion Design, tais como vinhetas, lower-thirds e passagens de bloco
  • Criar pacotes gráficos com identidade visual coerente para produções audiovisuais
Complementares:
  • Reconhecer os fundamentos do Design em Movimento: linguagem visual, técnicas de composição, animação, videografismo e áudio
  • Descrever os 12 Princípios da Animação para aplicação em projetos de Motion design
  • Conhecer e utilizar as ferramentas, comandos e recursos do Adobe AfterEffects
  • Identificar diferentes alternativas para aprendizado contínuo do Adobe AfterEffects
  • Analisar casos de pacotes gráficos para vídeo levando em consideração aspectos sócio-técnicos
  • Criar vinhetas, passagens de bloco e lower thirds no AfterEffects
  • Criar artes estáticas no ambiente 3D do After Effects
  • Criar identidade visual em movimento
 

Perguntas frequentes

Você terá uma verdadeira experiência de sala de aula, participando por áudio e vídeo, tirando dúvidas com os professores e construindo seu networking.

São 64 aulas interativas ao vivo e sete dias por semana de aprendizado na comunidade online. Você tem o apoio de professores dedicados, que são experts no assunto, e aprende junto com uma turma de profissionais de todo o Brasil.

É um curso para graduados em qualquer área que desejam atuar em design, branding, design editorial, design thinking, motion design ou design de interfaces.

O aluno formado pode atuar como designer gráfico ou de interface, editor de vídeo ou aplicar técnicas de design thinking em organizações, assim como pode trabalhar com branding.

Basta um celular com câmera e boa conexão internet para assistir às aulas. Melhor ainda se você usar um desktop ou notebook com câmera e um confortável fone de ouvidos.

Você terá direito a uma conta no G Suite do Google, sem custo, para desenvolver e armazenar os trabalhos.

Como todo designer, você precisará dos softwares da Adobe, hoje disponíveis para assinatura na Adobe Creative Cloud. Caso não tenha, poderá assinar com o desconto especial de estudante. O preço atual para alunos é de R$86 por mês, em vez dos usuais R$224 por mês.

Naturalmente, a Adobe pode alterar o valor ao longo do tempo. Verifique o valor online.

MFA significa “Master in Fine Arts”. É o equivalente à sigla MBA, mas para a área de artes e design. MBAs são cursos com aspectos de gestão de negócios (“B” de Business).

Coordenador

Alexander Francisco

Coordena o MFA, que é ministrado por professores do quadro permanente da Escola de Comunicação e Design Digital.

Prof. Alexander é autor de livros didáticos e jogos de tabuleiro e um dos professores mais premiados do Instituto Infnet. É pós-graduado em docência e mestre em tecnologias digitais para educação.

único

Oficial

Ministrada com aulas práticas por uma instituição parceira oficial da Adobe há mais de 20 anos.

Networking

Colegas atuantes no mercado e que proporcionam um networking amplificado pela comunidade online de alunos, egressos e professores.

Ensina do início

Permite a participação de alunos de diversas áreas, desde que comprometidos a estudarem conteúdos adicionais indicados.

Mais prático

Você demonstra as competências em projetos que entrega a cada disciplina, e não em provas teóricas.

Ferramentas

Cobre as ferramentas usadas no mercado: Photoshop, Illustrator, InDesign, Brackets, Dreamweaver, After Effects, WordPress, etc.

Sala de aula

Experiência de sala de aula, com alunos participando por audio e vídeo, durante todo o curso.

Uma escola inteira para você

A ECDD, Escola de Comunicação e Design Digital do Instituto Infnet, é uma escola exclusiva para a indústria criativa. Seus cursos oferecem formação interdisciplinar voltada para a prática no mercado, pela integração do Design com tecnologias e negócios, e incentivam a mentalidade empreendedora em seus alunos.

Carreiras

O MFA desenvolve competências essenciais para carreira em design gráfico, design editorial, design de embalagem, design de informação e produção gráfica, assim como para o trabalho profissional em web design sustentado por temas relacionados a ergonomia, usabilidade, experiência do usuário, design responsivo, visualização de dados e infografia. O aluno formado pode atuar transversalmente, na área técnica propriamente dita ou como líder de grupos interdisciplinares.

Representação Visual

Capaz de captar, analisar e tratar imagens de forma adequada à sua aplicação em diferentes mídias, tanto impressas quanto digitais.

Web Design

Capaz de estruturar um layout de interface através de wireframe, considerando as diretrizes de ergonomia, usabilidade e UX mais usuais no design de interface e construir um site funcional em XHTML.

Produção Editorial

Capaz de desenvolver ilustrações digitais para aplicação em diferentes mídias e de produzir uma publicação que apresente coerência estilística na composição, com o uso adequado de imagens e tipografia.

Design de Informação

Capaz de lidar diretamente com a forma com que o conteúdo é apresentado às pessoas, no intuito de potencializar a captação da mensagem.

Design de Interface

Capaz de construir um site bem estruturado, utilizando os recursos das folhas de estilo (CSS) e layouts fluidos, seguindo as diretrizes da W3C.

Impulsione sua carreira

trabalhando num mercado em alta

Produtos digitais já vinham sendo cada vez mais utilizados na sociedade. Recentemente, a necessidade de afastamento social criou um verdadeiro estouro na demanda de serviços e comércio online.

Mas não basta ser digital. A competição online é ainda maior do que nas lojas físicas. As empresas precisam lançar produtos com foco em inovação e experiência do usuário para se destacarem.

Assim, a demanda por profissionais que projetam produtos com esse foco continuará em alta por vários anos. É uma oportunidade única tanto para designers quanto para profissionais de outras áreas que trabalham com produtos digitais.

ux-design

Flexível

Você assiste às aulas, estuda e faz os trabalhos no horário que puder.
Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Faça seu horário!

PORTFOLIO

No projeto de cada disciplina, você coloca em prática o aprendizado e desenvolve o seu portfolio. Em todas as disciplinas você aprende colocando a mão na massa e é avaliado pelo resultado de seu trabalho, do mesmo jeito que no mercado.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Ainda não é nosso aluno?