MBA em Gerência de Projetos

MBA em Gerência de Projetos e Processos com PMI, metodologias ágeis e CBOK

100% MINISTRADO PELA INTERNET

Capacita o aluno para a aplicação das melhores práticas na gestão de projetos utilizando tanto as abordagens preditivas quanto as ágeis, proporcionando ao profissional a transição de uma carreira técnica para um cargo de liderança. Aborda Kanban, Lean Inception, Inovação, Scrum e Design Thinking.

Disciplinas e Competências

  • Avaliar criticamente o andamento de projetos que gerencia ou de que participa
  • Desenvolver e utilizar artefatos de gestão e projetos relacionados com as áreas de conhecimento: integração, escopo e qualidade, de acordo com o Guia PMBOK
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos para o gerenciamento de integração, escopo e qualidade, de acordo com o Guia PMBOK
  • Avaliar a aplicação e utilização de indicadores de desempenho de projetos nas áreas de integração, escopo e qualidade
Complementares:
  • Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
  • Aplicar ferramentas e técnicas para gerenciar o conhecimento do projeto
  • Realizar o controle integrado de mudanças
  • Realizar o encerramento dos projetos ou fases
  • Utilizar ferramentas e técnicas para coletar os requisitos e definir o escopo
 

  • Desenvolver e utilizar artefatos de gestão e projetos relacionados com as áreas de conhecimento: cronograma e custos, de acordo com o Guia PMBOK
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos para o gerenciamento de cronograma e custos, de acordo com o Guia PMBOK
  • Avaliar a aplicação e utilização de indicadores de desempenho de projetos nas áreas de cronograma e custos
  • Avaliar a viabilidade financeira de projetos e sua atratividade utilizando-se de ferramentas e técnicas como valor presente, valor futuro, break-even point, payback, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR)
Complementares:
  • Construir estimativas dos custos utilizando diferentes ferramentas e técnicas
  • Determinar o orçamento do projeto e controlar os custos
  • Realizar o planejamento, monitoramento e controle do cronograma do projeto
  • Planejar o gerenciamento do cronograma
  • Definir e sequenciar as atividades
 

  • Desenvolver e utilizar artefatos de gestão e projetos relacionados com as áreas de conhecimento: riscos e aquisições, de acordo com o Guia PMBOK
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos para o gerenciamento de riscos e aquisições, de acordo com o Guia PMBOK
  • Avaliar a aplicação e utilização de indicadores de desempenho de projetos nas áreas de riscos e aquisições
  • Distinguir e aplicar os tipos de contratos mais usuais em projetos, adequando-os a cada cenário, de acordo com o Guia PMBOK
Complementares:
  • Realizar análises qualitativas e quantitativas dos riscos
  • Selecionar estratégias de respostas aos riscos
  • Planejar e implementar as respostas aos riscos
  • Utilizar ferramentas e técnicas para conduzir e controlar as aquisições em projetos

  • Desenvolver e utilizar artefatos de gestão e projetos relacionados com as áreas de conhecimento de recursos, comunicações e stakeholders, de acordo com o Guia PMBOK
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos para o gerenciamento recursos, comunicações e stakeholders, de acordo com o Guia PMBOK
  • Avaliar a aplicação e utilização de indicadores de desempenho de projetos nas áreas de recursos, comunicações e stakeholders
  • Gerenciar equipe virtuais, presencias, considerando diferentes cenários de trabalho
Complementares:
  • Adquirir e controlar recursos
  • Desenvolver e gerenciar a equipe do projeto
  • Gerenciar e monitorar as comunicações do projeto
  • Planejar, gerenciar e monitorar o engajamento das partes interessadas

  • Conhecer e aplicar os tipos e formas de trabalho do Project Management Office (PMO)
  • Construir o alinhamento do PMO à gestão estratégica e seleção de projetos
  • Diferenciar a constituição e funcionamento de diferentes tipos de Escritórios de Gerenciamento de PMO em ambientes de projetos que utilizam de metodologias preditivas e/ou ágeis
  • Construir indicadores de avaliação de programas e portfólios

 

  • Conhecer e aplicar os conceitos teóricos da criatividade e do processo criativo, os conceitos de criação, transposição e registro de idéias, criação e cocriação
  • Ampliar a capacidade de geração de idéias, a criatividade, a inovação organizacional e a sustentabilidade
  • Criar protótipos e conceitos para validação de ideias utilizando diferentes estratégias
  • Utilizar o Design Thinking de serviços para elaboração de projetos de serviços
Complementares:
  • Utilizar metodologias inovadoras em projetos
  • Explicar os conceitos de ética e estética e também do pensamento divergente
  • Construir a experiência de usuário utilizando-se de pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades e necessidades
  • Utlizar a imersão em diferentes técnicas criativas

  • Identificar princípios e mentalidade ágil no contexto do projeto, da equipe e da organização
  • Desenvolver estratégias para envolver as partes interessadas atuais e futuras, criando um ambiente de confiança que alinhe necessidades e expectativas e equilibre solicitações com a compreensão de custo/esforço envolvidos
  • Conhecer e aplicar o Scrum como prática de gerenciamento ágil
  • Atuar de forma assertiva em cerimônias Scrum
Complementares:
  • Fornecer resultados valiosos, produzindo incrementos de alto valor para revisão, cedo e frequentemente, com base nas prioridades das partes interessadas
  • Promover a participação e colaboração durante todo o ciclo de vida do projeto
  • Dominar as ferramentas para uma tomada de decisão eficaz e informada
  • Criar um ambiente de confiança, aprendizado, colaboração e resolução de conflitos que promova auto-organização da equipe
  • Ser capaz de melhorar os relacionamentos entre os membros da equipe e cultivar uma cultura de alto desempenho
  • Produzir e manter um plano evolutivo, desde a iniciação até o fechamento, baseado em metas, valores, riscos, restrições, feedback dos stakeholders e revisão das conclusões
  • Identificar continuamente problemas, impedimentos e riscos
  • Melhorar continuamente a qualidade, eficácia e valor do produto, do processo e do time

  • Contextualizar a Gestão de Processos e suas relações com o gerenciamento de projetos e a gestão de qualidade
  • Analisar, modelar e desenhar processos de negócio usando diferentes metodologias
  • Diferenciar a organização do gerenciamento de processos e o gerenciamento corporativo de processos
  • Explorar a interação entre as tecnologias da informação e o BPM
Complementares:
  • Explicar os conceitos de Business Process Management com base no BPM CBOK que compõem a certificação CBPP
  • Utilizar a notação BPMN
  • Documentar processos de negócios utilizando a notação BPMN
 

  • Duração: 11 meses
  • Carga horária: 360 horas
  • Início: 28 de julho
  • Dias: terças e quintas, flexível
  • Horário: 20 às 21:30h, flexível

Perguntas frequentes

Você terá uma verdadeira experiência de sala de aula, participando por áudio e vídeo, tirando dúvidas com os professores e construindo seu networking.

São 64 aulas interativas ao vivo e sete dias por semana de aprendizado na comunidade online. Você tem o apoio de professores dedicados, que são experts no assunto, e aprende junto com uma turma de profissionais de todo o Brasil.

Gestores e profissionais atuando em função de liderança na gestão de projetos.

Profissionais que desejam obter os conhecimentos necessários para as principais certificações do PMI® e de métodos ágeis.

Profissionais que atuam com gerenciamento de processos de negócio.

Profissionais em transição de carreira para a área de gestão.

Existem diversas carreiras diretamente associadas à gestão de projetos e processos, como Gerente de Projetos, Scrum Master, Product Owner, PMO, Gerente de Programas, Agile Coach e Analista de processos.

No entanto, muitos buscam o MBA para se tornarem melhores profissionais em suas carreiras atuais.

Dominar frameworks de gestão de projetos e processos é útil para todas as carreiras de gestão.

Para assistir às aulas, basta um celular com câmera e boa conexão internet wifi ou 4g. Melhor ainda se você usar um desktop ou notebook com câmera e um confortável fone de ouvidos, que é a configuração recomendada. 

Para fazer os trabalhos e enviar pelo Moodle, você deve usar um computador. Ao tornar-se aluno, você terá direito a uma conta no G Suite do Google, para desenvolver os trabalhos.

Coordenador

Paulo Tostes

Coordena a pós-graduação, que é ministrada por professores do quadro permanente do Instituto Infnet.

Prof. Tostes é coordenador da pós-graduação desde 2014. É Project Management Professional (PMP) e Agile Certified Practitioner (ACP) do PMI e Certified Business Process Professional da ABPMP, além de mestre em administração de empresas. Prof. Tostes atua diretamente no gerenciamento de projetos e processos no IBGE.

Temas abordados

  • Gerenciamento de integração, escopo e qualidade
  • Gerenciamento de cronograma e custos
  • Gerenciamento de riscos e aquisições
  • Gerenciamento de recursos e comunicações
  • Gerenciamento de stakeholders
  • Inovação e Design Thinking
  • Programas e Portfólio
  • PMO (escritório de projetos)
  • Metodologias ágeis em projetos
  • Kanban e Lean Inception
  • Framework Scrum
  • Gerenciamento de processos de negócio

único

Processos

Prepara o aluno para analisar, desenhar e melhorar processos de negócios, dando a perspectiva da operação.

Simulados

Inclui simulados preparatórios para o exame PMP® do Project Management Institute®.

Networking

Ativa comunidade com milhares de alunos e professores para desenvolver seu networking.

Mais prático

Você demonstra as competências em projetos que entrega uma semana depois do término de cada disciplina, e não em provas.

Case do MIT

Por ser inovador, o Instituto Infnet recebeu apoio e tornou-se um estudo de caso do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Live Case

Utiliza a metodologia de Live Case, consagrada por Harvard, com a participação dos alunos em um caso real e atual.

Um time de professores experts

Allan Bessa
Allan Bessa

Gestor de projetos de alta complexidade, tem experiência na utilização de métodos preditivos e ágeis. Além disso, possui as certificações CLF, CSM e KMP I. É professor e coordenador de graduações no Instituto Infnet, além de Mestre em Sistemas de Informação pela Federal do Estado do Rio (Unirio). Hoje, é gerente executivo de tecnologia na Dataprev.

Cassius Figueiredo
Cassius Figueiredo

Cientista de dados na Stone, é responsável pelo desenvolvimento de modelos preditivos para prevenção de perdas financeiras e mentoria de times de ciência de dados. Mestre em modelagem matemática da informação pela FGV, possui 15 anos de experiência em gestão de projetos globais para Microsoft, Google e SAP, entre outras.

Emiliano Castor
Emiliano Castor

Gerente de projetos SAP na Engineering do Brasil, tem quase duas décadas de experiência em funções de gestão e liderança, em implantação e melhorias em Sistemas SAP e em soluções de negócios para projetos. É mestre em Gestão do Trabalho e graduado em Engenharia de Computação e em Matemática e coordenador da pós-graduação em Sistemas de Informação com SAP no Instituto Infnet.

Francine Tavares
Francine Tavares

Publicitária e relações-públicas, mestre em Comunicação pela UERJ e doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ, tem experiência em planejamento de marketing, comunicação integrada, educação corporativa e trabalha em projetos de pesquisa qualitativa política e de mercado. Professora de Inovação e Design Thinking.

O time de professores, naturalmente, pode ser alterado ao longo do tempo.

Flexível

Você assiste às aulas, estuda e faz os trabalhos no horário que puder.
Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Faça seu horário!

Certificações

Oferece uma sólida base para o profissional fazer os exames de certificação Project Management Professional (PMP)® e PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®, além do Professional Scrum Master® (PSM®) da Scrum.org e BPM CBOK da ABPMP (Gerenciamento de Processos).

Adicionalmente, prepara para a certificação CAPM®, interessante para alunos que não possuem experiência na gestão de projetos.

O MBA cobre a maioria das competências exigidas para as certificações e orienta os alunos em relação aos estudos adicionais necessários.
A preparação para qualquer certificação exige dedicação e estudo individual por parte do aluno, adicionalmente às aulas.
O custo dos exames não está incluído nas mensalidades e eles podem ser feitos em centros oficiais de exames, existentes em muitas cidades do Brasil.

Distanciamento Social

EQUIPES VIRTUAIS E PRESENCIAIS

Uma intensa fase de transformação digital foi impulsionada pelo distanciamento social, levando ao surgimento de equipes remotas na maioria das organizações.

No MBA, o aluno domina ferramentas e técnicas úteis nesta nova realidade, aprendendo a gerenciar projetos apoiados em equipes virtuais, presenciais ou mistas.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS