MBA em Gerência de Projetos

MBA em Gerência de Projetos e Processos com PMI, metodologias ágeis e CBOK

100% MINISTRADO PELA INTERNET

Capacita o aluno para a aplicação das melhores práticas na gestão de projetos utilizando tanto as abordagens preditivas quanto as ágeis, proporcionando ao profissional a transição de uma carreira técnica para um cargo de liderança. Aborda Kanban, Lean Inception, Inovação, Scrum e Design Thinking.

Disciplinas e Competências

  • Avaliar criticamente o andamento de projetos que gerencia ou de que participa
  • Desenvolver e utilizar artefatos de gestão e projetos relacionados com as áreas de conhecimento: integração, escopo e qualidade, de acordo com o Guia PMBOK
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos para o gerenciamento de integração, escopo e qualidade, de acordo com o Guia PMBOK
  • Avaliar a aplicação e utilização de indicadores de desempenho de projetos nas áreas de integração, escopo e qualidade
Complementares:
  • Orientar e gerenciar o trabalho do projeto
  • Aplicar ferramentas e técnicas para gerenciar o conhecimento do projeto
  • Realizar o controle integrado de mudanças
  • Realizar o encerramento dos projetos ou fases
  • Utilizar ferramentas e técnicas para coletar os requisitos e definir o escopo
 

  • Desenvolver e utilizar artefatos de gestão e projetos relacionados com as áreas de conhecimento: cronograma e custos, de acordo com o Guia PMBOK
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos para o gerenciamento de cronograma e custos, de acordo com o Guia PMBOK
  • Avaliar a aplicação e utilização de indicadores de desempenho de projetos nas áreas de cronograma e custos
  • Avaliar a viabilidade financeira de projetos e sua atratividade utilizando-se de ferramentas e técnicas como valor presente, valor futuro, break-even point, payback, valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR)
Complementares:
  • Construir estimativas dos custos utilizando diferentes ferramentas e técnicas
  • Determinar o orçamento do projeto e controlar os custos
  • Realizar o planejamento, monitoramento e controle do cronograma do projeto
  • Planejar o gerenciamento do cronograma
  • Definir e sequenciar as atividades
 

  • Desenvolver e utilizar artefatos de gestão e projetos relacionados com as áreas de conhecimento: riscos e aquisições, de acordo com o Guia PMBOK
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos para o gerenciamento de riscos e aquisições, de acordo com o Guia PMBOK
  • Avaliar a aplicação e utilização de indicadores de desempenho de projetos nas áreas de riscos e aquisições
  • Distinguir e aplicar os tipos de contratos mais usuais em projetos, adequando-os a cada cenário, de acordo com o Guia PMBOK
Complementares:
  • Realizar análises qualitativas e quantitativas dos riscos
  • Selecionar estratégias de respostas aos riscos
  • Planejar e implementar as respostas aos riscos
  • Utilizar ferramentas e técnicas para conduzir e controlar as aquisições em projetos

  • Desenvolver e utilizar artefatos de gestão e projetos relacionados com as áreas de conhecimento de recursos, comunicações e stakeholders, de acordo com o Guia PMBOK
  • Aplicar ferramentas e técnicas de gestão de projetos para o gerenciamento recursos, comunicações e stakeholders, de acordo com o Guia PMBOK
  • Avaliar a aplicação e utilização de indicadores de desempenho de projetos nas áreas de recursos, comunicações e stakeholders
  • Gerenciar equipe virtuais, presencias, considerando diferentes cenários de trabalho
Complementares:
  • Adquirir e controlar recursos
  • Desenvolver e gerenciar a equipe do projeto
  • Gerenciar e monitorar as comunicações do projeto
  • Planejar, gerenciar e monitorar o engajamento das partes interessadas

  • Conhecer e aplicar os tipos e formas de trabalho do Project Management Office (PMO)
  • Construir o alinhamento do PMO à gestão estratégica e seleção de projetos
  • Diferenciar a constituição e funcionamento de diferentes tipos de Escritórios de Gerenciamento de PMO em ambientes de projetos que utilizam de metodologias preditivas e/ou ágeis
  • Construir indicadores de avaliação de programas e portfólios

 

  • Conhecer e aplicar os conceitos teóricos da criatividade e do processo criativo, os conceitos de criação, transposição e registro de idéias, criação e cocriação
  • Ampliar a capacidade de geração de idéias, a criatividade, a inovação organizacional e a sustentabilidade
  • Criar protótipos e conceitos para validação de ideias utilizando diferentes estratégias
  • Utilizar o Design Thinking de serviços para elaboração de projetos de serviços
Complementares:
  • Utilizar metodologias inovadoras em projetos
  • Explicar os conceitos de ética e estética e também do pensamento divergente
  • Construir a experiência de usuário utilizando-se de pesquisa e análise de informações para identificação de oportunidades e necessidades
  • Utlizar a imersão em diferentes técnicas criativas

  • Identificar princípios e mentalidade ágil no contexto do projeto, da equipe e da organização
  • Desenvolver estratégias para envolver as partes interessadas atuais e futuras, criando um ambiente de confiança que alinhe necessidades e expectativas e equilibre solicitações com a compreensão de custo/esforço envolvidos
  • Conhecer e aplicar o Scrum como prática de gerenciamento ágil
  • Atuar de forma assertiva em cerimônias Scrum
Complementares:
  • Fornecer resultados valiosos, produzindo incrementos de alto valor para revisão, cedo e frequentemente, com base nas prioridades das partes interessadas
  • Promover a participação e colaboração durante todo o ciclo de vida do projeto
  • Dominar as ferramentas para uma tomada de decisão eficaz e informada
  • Criar um ambiente de confiança, aprendizado, colaboração e resolução de conflitos que promova auto-organização da equipe
  • Ser capaz de melhorar os relacionamentos entre os membros da equipe e cultivar uma cultura de alto desempenho
  • Produzir e manter um plano evolutivo, desde a iniciação até o fechamento, baseado em metas, valores, riscos, restrições, feedback dos stakeholders e revisão das conclusões
  • Identificar continuamente problemas, impedimentos e riscos
  • Melhorar continuamente a qualidade, eficácia e valor do produto, do processo e do time

  • Contextualizar a Gestão de Processos e suas relações com o gerenciamento de projetos e a gestão de qualidade
  • Analisar, modelar e desenhar processos de negócio usando diferentes metodologias
  • Diferenciar a organização do gerenciamento de processos e o gerenciamento corporativo de processos
  • Explorar a interação entre as tecnologias da informação e o BPM
Complementares:
  • Explicar os conceitos de Business Process Management com base no BPM CBOK que compõem a certificação CBPP
  • Utilizar a notação BPMN
  • Documentar processos de negócios utilizando a notação BPMN
 

Perguntas frequentes

Você terá uma verdadeira experiência de sala de aula, participando por áudio e vídeo, tirando dúvidas com os professores e construindo seu networking.

São 64 aulas interativas ao vivo e sete dias por semana de aprendizado na comunidade online. Você tem o apoio de professores dedicados, que são experts no assunto, e aprende junto com uma turma de profissionais de todo o Brasil.

Gestores e profissionais atuando em função de liderança na gestão de projetos.

Profissionais que desejam obter os conhecimentos necessários para as principais certificações do PMI® e de métodos ágeis.

Profissionais que atuam com gerenciamento de processos de negócio.

Profissionais em transição de carreira para a área de gestão.

Existem diversas carreiras diretamente associadas à gestão de projetos e processos, como Gerente de Projetos, Scrum Master, Product Owner, PMO, Gerente de Programas, Agile Coach e Analista de processos.

No entanto, muitos buscam o MBA para se tornarem melhores profissionais em suas carreiras atuais.

Dominar frameworks de gestão de projetos e processos é útil para todas as carreiras de gestão.

Para assistir às aulas, basta um celular com câmera e boa conexão internet wifi ou 4g. Melhor ainda se você usar um desktop ou notebook com câmera e um confortável fone de ouvidos, que é a configuração recomendada. 

Para fazer os trabalhos e enviar pelo Moodle, você deve usar um computador. Ao tornar-se aluno, você terá direito a uma conta no G Suite do Google, para desenvolver os trabalhos.

Coordenador

Paulo Tostes

Coordena a pós-graduação, que é ministrada por professores do quadro permanente do Instituto Infnet.

Prof. Tostes é coordenador da pós-graduação desde 2014. É Project Management Professional (PMP) e Agile Certified Practitioner (ACP) do PMI e Certified Business Process Professional da ABPMP, além de mestre em administração de empresas. Prof. Tostes atua diretamente no gerenciamento de projetos e processos no IBGE.

Temas abordados

único

Processos

Prepara o aluno para analisar, desenhar e melhorar processos de negócios, dando a perspectiva da operação.

Simulados

Inclui simulados preparatórios para o exame PMP® do Project Management Institute®.

Networking

Ativa comunidade com milhares de alunos e professores para desenvolver seu networking.

Mais prático

Você demonstra as competências em projetos que entrega uma semana depois do término de cada disciplina, e não em provas.

Case do MIT

Por ser inovador, o Instituto Infnet recebeu apoio e tornou-se um estudo de caso do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Live Case

Utiliza a metodologia de Live Case, consagrada por Harvard, com a participação dos alunos em um caso real e atual.

Um time de professores experts

Allan Bessa
Allan Bessa

Gestor de projetos de alta complexidade, tem experiência na utilização de métodos preditivos e ágeis. Além disso, possui as certificações CLF, CSM e KMP I. É professor e coordenador de graduações no Instituto Infnet, além de Mestre em Sistemas de Informação pela Federal do Estado do Rio (Unirio). Hoje, é gerente executivo de tecnologia na Dataprev.

Cassius Figueiredo
Cassius Figueiredo

Cientista de dados na Stone, é responsável pelo desenvolvimento de modelos preditivos para prevenção de perdas financeiras e mentoria de times de ciência de dados. Mestre em modelagem matemática da informação pela FGV, possui 15 anos de experiência em gestão de projetos globais para Microsoft, Google e SAP, entre outras.

Emiliano Castor
Emiliano Castor

Gerente de projetos SAP na Engineering do Brasil, tem quase duas décadas de experiência em funções de gestão e liderança, em implantação e melhorias em Sistemas SAP e em soluções de negócios para projetos. É mestre em Gestão do Trabalho e graduado em Engenharia de Computação e em Matemática e coordenador da pós-graduação em Sistemas de Informação com SAP no Instituto Infnet.

Francine Tavares
Francine Tavares

Publicitária e relações-públicas, mestre em Comunicação pela UERJ e doutoranda em Comunicação e Cultura pela UFRJ, tem experiência em planejamento de marketing, comunicação integrada, educação corporativa e trabalha em projetos de pesquisa qualitativa política e de mercado. Professora de Inovação e Design Thinking.

O time de professores, naturalmente, pode ser alterado ao longo do tempo.

Flexível

Você assiste às aulas, estuda e faz os trabalhos no horário que puder.
Assistir ao vivo é o ideal, mas é você quem decide. Faça seu horário!

Certificações

Oferece uma sólida base para o profissional fazer os exames de certificação Project Management Professional (PMP)® e PMI Agile Certified Practitioner (PMI-ACP)®, além do Professional Scrum Master® (PSM®) da Scrum.org e BPM CBOK da ABPMP (Gerenciamento de Processos).

Adicionalmente, prepara para a certificação CAPM®, interessante para alunos que não possuem experiência na gestão de projetos.

O MBA cobre a maioria das competências exigidas para as certificações e orienta os alunos em relação aos estudos adicionais necessários.
A preparação para qualquer certificação exige dedicação e estudo individual por parte do aluno, adicionalmente às aulas.
O custo dos exames não está incluído nas mensalidades e eles podem ser feitos em centros oficiais de exames, existentes em muitas cidades do Brasil.

Distanciamento Social

EQUIPES VIRTUAIS E PRESENCIAIS

Uma intensa fase de transformação digital foi impulsionada pelo distanciamento social, levando ao surgimento de equipes remotas na maioria das organizações.

No MBA, o aluno domina ferramentas e técnicas úteis nesta nova realidade, aprendendo a gerenciar projetos apoiados em equipes virtuais, presenciais ou mistas.

DEPOIMENTOS DE ALUNOS

Perguntas frequentes

O Infnet é a melhor faculdade de tecnologia do Rio de Janeiro. Foi fundado em 1994, para o ensino de excelência voltado às necessidades do mercado, e tornou-se referência nesse segmento. A proposta do Instituto é ensinar tecnologia aplicada ao contexto de negócios, isto é, como uma ferramenta para o desenvolvimento das organizações.

Nossa qualidade foi reconhecida pelo MEC, que conferiu conceito máximo (5) para a modalidade EAD da instituição e para todas as graduações reconhecidas.
Este nível de qualidade só é possível pela metodologia que combina aulas ao vivo diárias e o aprendizado através do desenvolvimento de projetos com desafios reais da profissão. Além disso, a metodologia de avaliação por competências aproxima os alunos do mercado de trabalho.

Sim, com aprofundamento em cada disciplina, como se espera de um curso de especialização. Para nós, pós-graduação não pode ser videoaula gravada para autoestudo. 

É uma pós-graduação de verdade, com aulas de verdade.

Você precisará assistir a todas as aulas, ao vivo ou gravadas, como for melhor para você. Também precisará fazer os projetos e estudar os conteúdos indicados. É esperada uma dedicação média de cerca de oito horas por semana ao longo dos onze meses de aulas.

São profissionais que trabalham na área em que lecionam, recrutados dentre os melhores profissionais em empresas como Petrobras, White Martins, Stone, Globo, Dataprev, Eletrobras Furnas, Ágora, BNDES, Amil e Accenture. O Instituto Infnet acredita que só quem trabalha no setor é capaz de ministrar aulas conectadas com o mercado. Além disso, em sua maioria, possuem mestrado ou doutorado e as certificações cobertas no programa.

Sim, precisa – ao vivo ou gravadas. O ideal é conseguir assistir ao vivo para aproveitar ao máximo, mas não é obrigatório.  Para ser aprovado em uma disciplina, é necessário ter assistido todas as oito aulas até o dia da entrega do projeto, que acontece uma semana depois da última aula ao vivo.

Porque é uma pós-graduação para o aluno aprender de verdade, e não uma sequência de palestras.

Cada disciplina tem 45 horas de aulas, estudos e desenvolvimento de projeto, permitindo que o aluno aprofunde-se no assunto, em nível profissional.

Ter dezenas de disciplinas curtas e professores variados pode parecer bom à primeira vista, mas é a fórmula para um curso sem profundidade.

Você terá que fazê-la novamente (a mesma ou uma disciplina similar, indicada pela instituição).

O aluno aprende muito mais fazendo projetos ao longo de todo o curso do que em um TCC no final. Além disso, é muito comum no Brasil o aluno deixar de entregar seu TCC e perder o certificado.

Projetos espalhados durante a pós-graduação ajudam o aluno a manter o ritmo e oferecem oportunidades de avaliação mais aprofundadas e justas que provas online.

Você terá as mesmas oportunidades de aprendizado, com aulas ao vivo, colegas de classe, trabalhos e indicação de conteúdos adicionais para estudar.

Só existe uma forma transparente e objetiva de indicar o que o aluno domina ao final de um curso: uma lista de competências.

“Competência” é algo que você sabe realizar ou resolver. Ao final da pós-graduação, você terá um conjunto de novas competências para aplicar em seu trabalho.
Sim, o certificado da pós-graduação na modalidade Live é o mesmo de uma pós-graduação presencial.

Para assistir às aulas, basta um celular com câmera e boa conexão internet wifi ou 4g. Melhor ainda se você usar um desktop ou notebook com câmera e um confortável fone de ouvidos, que é a configuração recomendada.

A pós-graduação utiliza uma solução integrada de Moodle, Zoom, Workplace, biblioteca Safari e G Suite. Apesar de todos eles terem versões para mobile, em vários momentos será bem mais confortável usar um computador.

Alguns títulos de pós têm exigências específicas de hardware para a utilização de máquinas virtuais e labs remotos.

Ainda não é nosso aluno?